Optimizer

Investigação, desenvolvimento e implementação de toda a arquitetura aplicacional necessária para o projeto, desde o desenvolvimento dos instrumentos informáticos necessários para a recolha e processamento de dados até à construção do protótipo para validação dos resultados. Desenvolvimento de modelos de "Machine Learning" e de previsão para classificação dos indivíduos e determinação de  estados futuros de stress, respectivamente

Victor Carvalho
Business Manager da Optimizer. Responsável pela área de ID&T, e da Internacionalização. Além disto, presta apoio ao desenvolvimento e crescimento da empresa. Acumula ainda a gestão dos projetos co-financiados. Antes de se juntar à Optimizer, foi o Diretor de SI no Grupo Amorim e do Grupo SL, onde desenvolveu e implementou um ERP (entreprise resource planning) SAP em várias empresas. Além disso, trabalhou com ferramentas OLAP, com que criou um Executive Information System para as áreas financeiras e de vendas. Possui experiência internacional em vários países como Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil e Moçambique. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Ao longo da sua carreira profissional, obteve vasta formação em áreas como gestão e liderança.
 
Rose Silva
Trabalha na Optimizer como consultora na área de Business Intelligence (BI) para o sector da saúde. Anteriormente trabalhou numa empresa internacional de TI, sector de saúde como Software Tester. Tem trabalhado principalmente na indústria de telecomunicações onde tem sido responsável por sistemas e testes funcionais. Aí as suas tarefas principais incluíram o desennho do modelo conceptual do projeto, escrever e executar casos de teste com a ajuda do Centro de Qualidade e com base nos conceitos assimilados na Certificação ISTQB (International Software Testing Qualifications Board). Actualmente tem participado na SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) onde tem desenvolvido um estudo da estruturação de informação com a utilização dos conceitos de Data Mining (mineração de dados).


Maribel Oliveira
Analista / Programadora especialista em tecnologia Oracle. Participou em vários projetos em serviços de saúde, telecomunicações, vendas a retalho e administração. Trabalha com tecnologia Oracle há mais de 20 anos, especialmente em Oracle Forms, Reports, APEX and PLSQL. Participou em mais de 12 projetos relacionados com a saúde nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Estes projetos privilegiam a criação de solução TIC para centralizar os centros de saúde nacionais: ligação do sistema de apoio do médico ao Sistema de Informação para a Saúde Oral, integração com a Prescrição Eletrónica de Medicamentos e implementação de um módulo para apoio administrativo, permitindo o registo e o pagamento por parte dos doentes relativamente a atos subsidiários.
 
Rui Lopes
Business Unit Manager (Responsável pela área de aplicações) da Optimizer. O principal objetivo da sua atividade é o desenvolvimento de aplicações direcionadas para o sector da saúde, nas quais está envolvido nos projetos de Health Metrology e QoLis (Quality of Life Information System). Com uma experiência de 15 anos em análise de requisitos, especificações funcionais e desenvolvimento de soluções através do uso de ferramentas de base de dados e desenvolvimento da Oracle. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho. Participou em equipas de desenvolvimento de software ERP, tem experiência em desenvolver soluções para determinados sectores de atividade (ambiente, indústria de bebidas, laboratórios) e está neste momento envolvido em encontrar soluções para a área da saúde, dirigindo o grupo interno da Optimizer e apoiando a área comercial no processo de marketing dos produtos desenvolvidos.
 
Alexandre Pereira
Systems Architect, Administrador de Application Servers e criador de bases de dados com mais de 10 anos de experiência em Arquitetura, Design, Implementação e Manutenção de Sistemas, Bases de Dados e Aplicações. Ao longo da sua carreira tem trabalhado nos mais diversos sectores, desde os serviços de saúde, telecomunicações, seguros e retalho. Desde 2012 está envolvido na implementação do novo sistema de Saúde Pública, com âmbito nacional, que substituirá os atuais sistemas e trará os serviços de saúde para o século XXI.
 
Pedro Madureira
Exerce funções de consultor e analista/ programador em tecnologia Oracle desde 2006 na Optimizer. Tem uma vasta experiência em análise, desenho e especificação de processos, desenvolvimentos em Oracle PL/SQL, Oracle JDeveloper, ADF, BPEL, Java, Shell Scripting, Oracle Pro*C e Oracle Forms 9i, Oracle Business Process Analysis, Oracle Business Intelligence, Oracle Business Process Analysis, Oracle Data Integrator, Oracle Service-Oriented Architecture (SOA), Oracle Service Bus (OSB) e Orable Business Process Management (BPM). Anteriormente, exerceu funções de Técnico Especialista, integrado na Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação do INESC Porto. Possui uma Licenciatura em Informática de Gestão, uma Pós-graduação em Sistemas de Informação e um Mestrado em Sistemas de Informação, todos pela Universidade Portucalense.

Joaquim Gonçalves
Licenciado em matemáticas Aplicadas – ramo científico, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa. É atualmente Professor Adjunto na EST – Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde foi presidente do conselho pedagógico (2 anos), diretor do curso de Informática (4 anos), coordenador do programa Erasmus (3 anos) e membro do CPAD (Centro de processamento e Análise de Dados) onde desenvolveu trabalho na área da bioestatística. Realiza investigação nas áreas da Inteligência Artificial, Informática na Saúde, Qualidade de Vida, Sistemas de Avaliação da Qualidade, Bioestatística, Sistemas de Informação e Bases de Dados. Desenvolveu o projeto QoLiP no IPO do Porto. É autor de diversas publicações em revistas e conferências internacionais com indexação ISI e/ou SCOPUS. Orienta projetos de final de curso desde 1992 e orientou 2 teses de mestrado concluídas e encontra-se a orientar 4 teses de mestrado 3 das quais na área dos sistema de apoio à decisão clínica. Organizou 3 conferências nacionais e é membro integrado do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto e membro associado do CEISUC – Centro de estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra.

José Pedro - Bolseiro Investigação
Licenciado em Informática – Ramo de Gestão pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Distinguiu-se no seu percurso académico, tendo sido reconhecido com Bolsa por Mérito atribuída aos melhores estudantes de cada Instituição de Ensino Superior. Colaborou como investigador/programador num projeto da Universidade do Minho, onde se investigou e desenvolveu um sistema inovador para a gestão e controlo da produção em ambientes de grande diversidade de artigos. Recentemente tem desenvolvido trabalho de investigação no seu próprio projeto de empreendedorismo, projeto “IUseIt”, que objetiva a criação de uma aplicação inovadora que permita um melhor acesso a dispositivos móveis por parte das pessoas com deficiência motora. Tem trabalhado neste projeto “IUseIt” em conjunto com outros investigadores e em colaboração com 2 instituições de ensino superior e uma empresa internacional, tendo obtido no passado financiamento do programa Passaporte para o Empreendedorismo.

Teresa Castanho - Bolseira Investigação
é bolseira de investigação de pós-doutoramento com Mestrado Integrado em Psicologia da Saúde pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Realizou o seu doutoramento em Ciências da Saúde no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), Escola de Medicina da Universidade do Minho, focando-se na área do envelhecimento cognitivo e telemedicina, através da aplicação de baterias neuropsicológicas extensas e validação de instrumentos. Previamente ao seu doutoramento, integrou a Unidade de Educação Médica da Escola de Medicina como bolseira de investigação, onde fez acompanhamento longitudinal da população de estudantes e participou no desenho e aplicação de metodologias de investigação qualitativas para o esclarecimento de questões relacionadas com dificuldades de estudantes da Escola de Medicina. Colaborou em diversos projectos de investigação realizados no mesmo instituto, sendo um deles a nível europeu (Switchbox: Maintaining health in old age through homeostasis). É autora e co-autora de 9 artigos de investigação revistos por pares e colaboradora como “Rater” em quatro ensaios clínicos em curso no Hospital de Braga.